Conceito de vida no islamismo e o equilíbrio entre o mundo e a vida além

O conceito de vida do Islã e o equilíbrio entre o mundo e a vida além: o segredo dos testes divinos

462350
Conceito de vida no islamismo e o equilíbrio entre o mundo e a vida além

A religião islâmica tem dois significados para a palavra vida: a primeira é a vida temporária, ou a “vida do agora" e a vida além que é eterna e significa "vida adulta". No entanto, não pense que essas duas vidas estejam completamente separadas, há uma relação de equilibrio entre elas. Não se pode pensar apenas na vida após a morte, nem se pode falar de uma vida que ignora as realidades. A vida temporária mostra através da realidade, que o mundo é a evidência da vida além.

O Alcorão explica em vários de seus versos, seu ponto de vista sobre a vida humana e a vida além, fazendo uma relação entre elas. No geral, o Islã não projeta uma espiritualidade que deixa o mundo com uma posição materialista, mas prefere um meio termo.

Verso da Surata Al-Qasas: "E tente ganhar a outra vida com o que Alá lhe deu, e não se esqueça que você também pode desfrutar do que Ele te deu nesta vida. Seja generoso assim como Alá é com você, e não corrompa a Terra; porque Alá não ama os corruptos."

Este verso mostra que a prioridade do ser humano deve ser trabalhar para a felicidade na vida além e, ao mesmo tempo sugere não esquecer deste mundo e transformá-lo compartilhando as bençãos de Alá com outras pessoas.

De acordo com o conceito islâmico, a vida temporal é muito importante porque o mundo é o lugar onde se ganha a vida eterna. O mundo é bom ou mau de acordo com a vida humana.

Versos 39 e 40 da Sura Al-Najm: "O homem não pode ter nada, apenas o fruto de seus esforços. É certo que seus esforços serão vistos [no Dia do Julgamento]. Qualquer pessoa que tenha feito uma boa ação, por menor que seja, terá sua recompensa." Versos 7 e 8 da Sura Az Zalzala: Qualquer pessoa que tenha feito uma boa ação, por menor que seja, será recompensada.

A palavra erudita que se expressa entre as pessoas como hadith (conduta e comportamento do Profeta Maomé), "o mundo é o campo da vida além", expressa essa realidade. De acordo com isto, o paraíso é um jardim onde os humanos plantam as sementes das árvores neste mundo e o inferno é o lugar cujo fogo é tomado a partir deste mundo.

A ideia de que o mundo é um lugar de provas é outro aspecto que está no ponto de vista do Islamismo para a vida do mundo. Versos 56 da Surah Az Zariyat: "Certamente eu criei os gênios e os homens para que me adorem". O mundo é o lugar de provas onde se revela o quanto os seres humanos estão cumprindo o propósito da criação e como eles utilizam a sua vontade.

Verso 2 da Sura Al-Mulk: "Foi Ele que criou os sete céus. Não haverá nenhuma discordância na criação do Misericordioso. Olhe ao seu redor e observe, você vê alguma falha?".

Neste mundo os seres humanos são testados em todas as condições e situações. Os crentes entram no paraíso por sua moral suprema e os infiéis vão para o inferno por suas rejeições e maldade.

O Alcorão e a Hadith não aprovam que a vida humana mantenha um foco exclusivo nesta vida efêmera ou na vida do além. A vida terrestre é assim descrita nestes versículos do Alcorão:

Versículo 14 da Surah Al-Imran: "O amor das coisas que eles cobiçam parece enfeitado aos homens: mulheres, filhos, ouro e prata, cavalos de raça, gado e terras…Tudo isso é breve, desfrute da vida aqui, mas Alá tem consigo um belo lugar de retorno."

Verso 64 da Sura Al-Ankabut: "A vida deste mundo é apenas distração e jogo, mas a morada verdadeira, essa sim é que é a vida. Se eles soubessem..."

Verso 9 da Sura Al Mmunafiqun: "Ó fiéis! Que nem seus bens, nem os seus filhos, desviem-vos de Alá. Aqueles que o fazem são os que perdem."

O que não é aprovado e é condenado nos versos não são as bênçãos do mundo como riquezas ou crianças, mas a preferência dos seres humanos a uma vida mundana tendo em conta apenas isso e deixando de lado a vida além. O Profeta Maomé (que a paz esteja com ele) revelou que uma vida assim é mais inválida do que a asa de um mosquito na presença divina de Alá. Em outra hadith, o Profeta Maomé compara a vida eterna e a vida terrena como uma gota de água na frente do mar. Portanto, não é possível estabelecer um equilíbrio entre a vida terrena e vida além, concedendo-as a mesma importância. Pelo contrário, deve ser dada a devida importância para ambas vidas.

O Profeta Maomé (que a paz esteja com ele), revelou que cada ser humano vai receber de uma forma a sua subsistência designada por Alá e sugeriu que progresso deve ser feito na vida terrestre preferindo o halal (conjunto de práticas permitidas pelo Islã) e abandonando tudo que for haram (proibido ou sagrado).

Em outro hadith, é dito que não admirar o mundo não significa considerar o halal como haram, ou distribuir suas propriedades, mas ter mais confiança nas propriedades do que no tesouro de Alá.

O que os muçulmanos devem fazer é não permanecerem ligados ao mundo, trabalhando para a vida além e eterna, continuamente fazendo os preparativos para esta.



Notícias relacionadas